6 ovos
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de água fervente
1 colher de fermento em pó
Juntando todos estes ingredientes temos um ótimo Bolo Pão de Ló para acompanhar o café da tarde.
E é importante observarmos que mesmo uma receita tão simples e tão apetitosa requer ingredientes diferentes e em quantidades diferentes, incorporados numa ordem e formas específicas.
Não se consegue um Bolo Pão de Ló somente com ovos, ou somente com farinha, é necessária uma diversidade de ingredientes para que se tenha um Bolo Pão de Ló, assim também são com as Equipes e Líderes que buscam a Alta Performance.
Atualmente temos percebido um fenômeno se alastrando nas Empresas e em suas Equipes, a “Pasteurização de Times”.
Em grande número, Empresas e Líderes tem procurado montar suas equipes de forma pasteurizada, homogeneizada e padronizada, abrindo mão da dádiva que é ter uma equipe heterogênea com pessoas de perfis, vivências, experiências e comportamentos diferentes.
Abrindo aspas no texto, é importante frisar que o diferente não é ruim, é apenas diferente, e bem administrado é “tempero” que enriquece qualquer “receita”.
Tanto os manuais quanto a literatura especializada na construção e desenvolvimento de Equipes de Alta Performance sinalizam que um dos caminhos mais rápidos para se alcançar e manter-se neste patamar é construir uma Equipe com diferentes conhecimentos, habilidades e atitudes.
Uma equipe heterogênea é chave.
A seleção de talentos distintos, e seu encaixe nas posições adequadas proporcionam à Empresa e ao Líder um adicional de desempenho e performance que não se alcança com tradicionais estratégias de Marketing, Propaganda ou Promoção. E todas estas iniciativas somadas tornam a Equipe imbatível por um bom tempo, e sem dúvida aumentam a vantagem versus a concorrência.
Aos Líderes e Empresas que querem atuar numa frequência de Alta Performance é vital que não cedam aos apelos da homogeneização para “pasteurizar” seus times.
Líder, alcance um novo patamar na Performance do seu Time, invista nas suas habilidades e capacidades de gestão, invista na diversidade e na heterogeneidade dos membros do seu time, agregue diferenças para construir um bolo “maior” e muito, muito mais “saboroso”.
Pense nisso, e se fizer sentido para Você, curta, comente e compartilhe.