Salve, salve Amigas e Amigos do Sentido na Venda!
Se há uma necessidade e uma preocupação permanente na boca de todo empresário é: “o que tenho que fazer para vender mais?”.
A resposta não é simples, e se fosse simples todo mundo faria, inclusive o seu concorrente.
Hoje temos basicamente 3 modelos, são eles: Field Sales, Inside Sales e Online Sales.
Quer conhecer melhor cada um deles?
Field Sales é o mais antigo, aquele vem dos primórdios, a venda à “campo” , a venda presencial, onde o vendedor e o cliente se encontravam pessoalmente, cara a cara e a venda acontecia ali, na hora. Esse modelo perdurou basicamente sozinho até a década de 80.
Com a considerável melhoria das telecomunicações, tivemos o surgimento do Inside Sales. Agora todas as empresas, e a maioria de seus clientes, tinham um telefone próprio, e a abordagem de vendas podia acontecer a partir da empresa ou um call center, não necessitando obrigatoriamente da presença física de um vendedor diante do cliente. Esse modelo permitiu um forte avanço no processo de segmentação de clientes, ajudando a estabelecer níveis de serviços diferentes dos clientes diante do potencial destes.
Como toda nova tecnologia ou modelo, apressados chegaram a afirmar que o Inside Sales acabaria com o Field Sales, e não foi isso o que aconteceu, tivemos uma evolução, onde ambos os modelos geraram versões híbridas.
Com o advento da internet tivemos o surgimento de mais um modelo de vendas, o Online Sales, um modelo onde o cliente pode se relacionar com a sua marca sem a sua intervenção ou contato. Se o cliente precisar ele o procura e pode comprar o que, quando, quanto e onde quiser. Mais uma vez os apressadinhos cravaram a morte do Field e do Inside Sales, mais um engano, o modelo Online Sales somou-se ao Field e ao Inside Sales gerando mais um híbrido.
Como você pode perceber no seu dia a dia, grandes marcas e grandes operações comerciais estão atuando de forma integrada com os 3 modelos, estão trabalhando de forma interconectada com o Field Sales + o Inside Sales + o Online Sales.
É óbvio que cada tipo de negócio, cada ramo de atuação, cada região demográfica deverá avaliar a melhor alternativa para o desenvolvimento da sua área comercial, mas o fato é que não podemos desconsiderar ou ignorar a existência destes 3 modelos básicos, bem como os benefícios advindos da integração dos 3 para gerar mais valor agregado ao cliente.
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Agora é refletir e por em prática!