Não há como negar que vivemos um tempo de avanços tecnológicos impressionantemente rápidos.
As novas tecnologias de hoje serão ultrapassadas em poucos… dias.
O que é vanguarda hoje, será obsoleto em breve. Mas o breve de hoje é muito mais breve que o breve de 10 anos atrás.
Podemos fazer isso com o conhecimento?
É fácil notar o movimento, de enormes proporções, em direção ao conhecimento em “pílulas”, sim pois este é o próximo passo da evolução corporativa, o “fast knowledge”.
” Tome estas “pílulas” e torne-se um gestor de pessoas do novo milênio.”
“Torne-se um líder admirado consumindo estas “pílulas”.”
Enfim, a internet está, epidemicamente falando, contaminada com toda a sorte de “fórmulas mágicas” para tornar-se um “líder melhor”, um “gestor admirável”, um “campeão em vendas”, etc, etc, etc…
Não questiono aqui os profissionais que se dedicaram a encontrar estas “fórmulas mágicas”, mas questiono:
Qual é o real compromisso com o desenvolvimento e a evolução perene dos “consumidores de pílulas”?
Profissionais se encantam com o que chamo de “Fast Knowledge”, ou seja, conhecimento rápido, tal como um lanche da empresa dos arcos dourados, ou como um lamen que fica pronto em 3 minutos.
Muitos profissionais mergulham de cabeça neste tipo de conhecimento e não se dão conta da superficialidade e da “total falta de nutrientes” destas “pílulas”, que ao invés de saciarem a fome de saber profundo, apenas despertam mais e mais fome por “pílulas mágicas”.
Na minha jornada nunca encontrei “fórmulas mágicas” que se transformassem em soluções perenes, que durassem e fossem assertivas para lidar com pessoas, incrementar minhas vendas ou preparar-me para o futuro, todas elas falharam.
Falharam porque são anêmicas, e se propõem a tornar trivial ou até banal problemas e dilemas que são reais, e que geram consequências reais para empresas e pessoas reais.
Saber os “5 passos para…”, ou a “Liderança de Sucesso em 10 passos”, ou a “Chave para satisfação pessoal em 8 lições” entre tantos outros sinônimos destes exemplos fictícios, servem como um cafezinho na composição da refeição diária de um profissional adulto.
Preocupe-se em buscar uma “refeição de verdade”, busque a fonte, busque saber mais, dê embasamento e estofo para as suas idéias e convicções.
Não se torne um líder ou gestor de “almanaque”, tal como aquele do antigo fortificante.
“Slogans do momento ” e “frases de efeito” são perecíveis, tal como um pé de alface no fim da feira.
Escolha ser mais completo, escolha ser mais profundo, escolha ser mais preparado.
“Papinha” é para bebês!